quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Módulo III
Disciplina 3: Necessidades educacionais especiais de alunos com Deficiência Auditiva
Aluna: Mary Márcia Rodrigues de Oliveira

Avaliação - Projeto: "Diga NÃO a Dengue"


Justificativa

A população alvo desse projeto são os alunos jovens e adultos matriculados no 3º segmento do Ensino Médio. Levando-se em consideração a inclusão de um aluno surdo na turma, o material de divulgação do projeto será confeccionado de forma mais específica com a  utilização de fotografias, desenhos numa linguagem direta. O tema foi escolhido pela turma que entre algumas opções decidiu realizar o projeto abordando a Dengue, em função de que em nosso município a doença ter se propagado deforma assustadora no ano de 2008.
A escola oportuniza a convivência entre os pares, e o desenvolvimento de um projeto colaborativo permite ações  em comum e a troca de experiências entre ouvintes e surdos.
Objetivos

Provocar reflexões e ações sobre a prevenção e combate à Dengue, através da conscientização da gravidade dessa enfermidade e das formas de combatê-la.

Conteúdo trabalhado

Foram abordados na disciplina de Ciências, a anatomia e hábitos de vida do inseto Aedes Aegypt, as formas de transmissão, a prevenção e os sintomas mais comuns da doença. A ênfase foi dada às formas de erradicação do mosquito transmissor.
O estudo oportunizou um debate crítico sobre o surgimento e propagação da Dengue que é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo.


Conclusão

A turma foi divida em grupos, os quais apresentaram suas pesquisas sobre o assunto através de cartazes, dramatizações e explanações, sendo que de forma geral os objetivos foram alcançados pois possibilitou a tomada de consciência sobre o tema o que deverá permitir mudança de atitudes em relação aos cuidados para a prevenção da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário